Curso em parceria com o Programa Formare selecionou 12 jovens entre mais de 1.800 inscritos
Julho de 2022 – Com o objetivo de investir na formação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade econômica e social da Baixada Santista, a A.P. Moller – Maersk, em parceria com o Programa Formare da Fundação Iochpe, criou o curso Assistente Administrativo e de Logística para alunos da rede pública de Santos que cursam o Ensino Médio. A aula inaugural desta primeira turma foi em 12 de julho.
Gabriela Izidoro, Consultora Sênior de Projetos e Coordenadora do Formare Maersk, revela que o projeto é uma excelente oportunidade tanto para a empresa quanto para os alunos. “O Programa investe na formação por meio de um plano de ensino desenhado especificamente para as necessidades da nossa empresa. Em parceria com a Fundação Iochpe e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, a Maersk vai engajar os funcionários para que auxiliem os alunos no desenvolvimento de competências essenciais para o mercado atual. Ao mesmo tempo, nossa equipe também vai poder desenvolver competências de liderança, empatia e criatividade. Enfim, o projeto é um ganha-ganha e estamos ansiosos para acompanhar de perto o crescimento de todos”, diz.
Karin Schöner, Diretora Administrativa da Maersk na Costa Leste da América do Sul, diz que é gratificante poder contribuir com a formação de adolescentes e também incentivar os colaboradores da empresa a serem educadores voluntários. “Temos uma responsabilidade social em cada região em que atuamos, e este programa é inovador e altamente sintonizado com as transformações do mundo e com as demandas do mercado de trabalho que aliam inclusão social e engajamento empresarial no campo do voluntariado. Quase 60 profissionais da Maersk se inscreveram para contribuir com o projeto, e isso é motivo de muito orgulho para nós,”, explica.
Aulas
Claudio Anjos, Presidente do Programa Formare, conta que as inscrições para o curso da Maersk superaram as expectativas. “Mais de 1.800 jovens de Santos se inscreveram para concorrer a uma das 12 vagas. Eles passaram por um processo seletivo com provas de Português, Matemática e entrevista. Estamos muito felizes com esta parceria com a Maersk, pois a cada nova turma do Formare vemos a construção de relações transformadoras entre colaboradores e alunos. Todos os envolvidos aprendem que todos têm algo a compartilhar e aprender”.
As aulas do curso, que devem durar cerca de um ano, serão realizadas de segunda à sexta das 13h30 às 17h30.na sede da Maersk, em Santos, e têm foco total em competências para a vida e para o ambiente de trabalho, o que resulta num índice de empregabilidade de 93% dos jovens participantes.
Sobre o Programa FormareO Formare é um programa de qualificação profissional criado e conduzido pela Fundação Iochpe em parceria com empresas e que oferece cursos de educação profissional para jovens de baixa renda regularmente matriculados no Ensino Médio de escolas públicas. O programa acontece dentro de fábricas ou unidades de negócios, e os educadores voluntários são os próprios colaboradores das companhias parceiras. Quase 25 mil jovens já foram certificados pelo programa desde 1989.
Assessoria de Imprensa
O post Maersk dá início as aulas da primeira turma do programa de formação de jovens apareceu primeiro em Cargo News.