Um ano após o anúncio oficial da pandemia de Covid-19, seguimos juntando os cacos de um período difícil para os negócios, em que a reinvenção constante se mantém como estratégia vital para a sobrevivência das empresas.
E se uma das regras do mundo é a mudança, em momentos de crise é preciso agir com rapidez para se adaptar às condições do novo cenário. Por aqui, entendemos o recado! E precisamos ir além ao perceber que o período de dificuldade poderia servir para extrair o que há de melhor em cada um de nós.
Seguimos à risca a cartilha de ações necessárias para a manutenção das nossas operações. Realizamos cortes de gastos, revisamos o plano de comunicação, integramos os setores, redefinimos as metas, conversamos e negociamos com empresas que jamais havíamos imaginado negociar e nos aproximamos ainda mais dos nossos colaboradores, parceiros e clientes.
Certa vez li que “momentos de crise separam os amadores dos profissionais”. E foi assim, com muito profissionalismo que vislumbramos o copo meio cheio e identificamos brechas rentáveis.
A redução da malha aérea, por exemplo, resultou num modelo de negócios nunca explorado pela nossa empresa: o Turismo Médico, em que realizamos o transporte de centenas de passageiros no Brasil e países da América do Sul, como Argentina, Chile e Colômbia.
Sigo otimista em afirmar que os meses que nos restam no ano de 2021 serão marcados pela retomada gradativa dos setores de Turismo e Eventos. Sei que qualquer previsão em tempos imprevisíveis não é tarefa fácil, mas alguns indicadores apontam que certamente teremos mudanças significativas em breve.
No Turismo, o processo de retomada econômica já é uma realidade em países caribenhos, além do México, Maldivas, África do Sul e cerca de outras 80 nações que estão com suas fronteiras abertas, inclusive, para o turista brasileiro. No Reino Unido, a MSC Cruzeiros anunciou que oferecerá opções para que hóspedes britânicos possam desfrutar de viagens seguras durante o verão europeu.
Na área de Eventos, Sydney, na Austrália, está recebendo lotação máxima nos estádios de futebol. Já na cidade espanhola de Barcelona, um evento teste reuniu cinco mil pessoas. E o governo da Holanda segue com um estudo para descobrir se grandes grupos de pessoas podem se reunir com segurança durante a pandemia.
Por aqui, a previsão é que importantes eventos, como a WTM (World Travel Latin America), agendada para agosto, no Expo Center Norte, na capital paulista, aconteçam de forma presencial.
É fato: muito ainda precisa ser feito para que tenhamos uma retomada robusta! Porém, diferentemente da montanha russa dos últimos doze meses, em que passamos por momentos de extrema apreensão e picos de esperança, atualmente a vacina é uma realidade.
O andamento em escala global da vacinação é um sopro de alento para os setores de Turismo e Eventos, que integram uma ampla cadeia que produz milhares de empregos diretos e indiretos para profissionais de dezenas de atividades complementares. E que o Turismo responsável por 1 a cada 10 empregos no mundo, como víamos há alguns anos, se torne uma realidade novamente em breve.
*Robson Maciel, diretor comercial da CS Global, empresa de planejamento logístico em transporte corporativo e eventos.
Assessoria de Imprensa
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