Em 2024, a A.P. Moller – Maersk apresentará uma série inovadora de 8 navios porta-contêineres capazes de operar com metanol neutro em carbono
Durante a abertura da 76.ª Assembleia Geral das Nações Unidas na terça-feira (21), o secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou para as questões ambientais, sobretudo para as mudanças climáticas. Em se tratando do objetivo de neutralizar a emissão de carbono no mundo até 2030, Guterres elogiou as iniciativas que estão agindo neste sentido e pediu a mobilização dos governos para que esta meta seja alcançada.
Em agosto deste ano, o grupo A.P. Moller – Maersk, líder global em logística, anunciou que até o primeiro trimestre de 2024 apresentará o primeiro de uma série inovadora de 8 grandes navios porta-contêineres, capazes de operar com metanol neutro em carbono. Segundo o CEO da A.P. Moller – Maersk, Soren Skou, “a hora de agir é agora, se quisermos resolver o desafio climático do transporte marítimo”.
“Este pedido prova que soluções neutras em carbono estão disponíveis hoje em todos os segmentos de navios porta-contêineres e que a Maersk está comprometida com o número crescente de nossos clientes que buscam descarbonizar suas cadeias de suprimentos. Além disso, este é um sinal firme para os produtores de combustível de que a demanda de mercado considerável pelos combustíveis verdes do futuro está surgindo rapidamente”, analisa Skou.
Os navios serão construídos pela Hyundai Heavy Industries (HHI) e têm uma capacidade nominal de aproxidamente 16.000 contêineres (equivalente a vinte pés — TEU).
Carbono zero
Mais da metade dos 200 maiores clientes da Maersk definiram ou estão em processo de definir metas com base científica, a exemplo do carbono zero para suas cadeias de abastecimento. Como parte da colaboração contínua da Maersk com os clientes – líderes de sustentabilidade corporativa – como Amazon, Disney, H&M Group, HP Inc., Levi Strauss & Co., Microsoft, Novo Nordisk, The Procter and Gamble Company, PUMA, Schneider Electric, Signify, Syngenta e Unilever se comprometeram a usar e dimensionar soluções de carbono zero para o transporte marítimo.
A Maersk irá operar as embarcações com e-metanol neutro em carbono ou bio-metanol sustentável o mais rápido possível. Fornecer uma quantidade adequada de metanol neutro em carbono desde o primeiro dia de serviço será um desafio, pois requer um aumento significativo da produção de metanol neutro em carbono, para o qual a Maersk continua a se envolver em parcerias e colaborações com jogadores relevantes.
As embarcações serão projetadas para ter um perfil operacional flexível, permitindo-lhes um desempenho eficiente em muitos negócios e adicionando flexibilidade em relação às necessidades do cliente. Eles apresentarão uma configuração de propulsão de metanol desenvolvida em colaboração com fabricantes como MAN ES, Hyundai (Himsen) e Alfa Laval, que representam um aumento significativo da tecnologia do limite de tamanho anterior de aproximadamente 2.000 TEU. Os navios serão classificados pelo American Bureau of Shipping.
“Estamos muito entusiasmados com estas adições à nossa frota, que oferecerão acesso exclusivo ao transporte neutro em carbono em alto mar aos nossos clientes, ao mesmo tempo em que equilibra suas necessidades de custos competitivos de slots e operações flexíveis. Para nós, este é o tipo de navio de grande porte ideal para permitir o comércio global sustentável em alto mar nas próximas décadas e, a partir de nosso diálogo com potenciais fornecedores, estamos confiantes que conseguiremos obter o metanol neutro em carbono necessário”, afirma Henriette Hallberg Thygesen, CEO do Departamento de Fleet & Strategic Brands da AP Moller – Maersk.
Os novos navios vêm como parte do programa contínuo de renovação da frota da Maersk e substituirão uma tonelagem de mais de 150.000 TEU que está chegando ao fim da vida útil e deixando a frota administrada pela Maersk entre 2020 e o primeiro trimestre de 2024.
O que as empresas estão dizendo sobre sustentabilidade
Leyla Ertur, chefe de Sustentabilidade da H&M, afirma que a companhia possui ambições sustentáveis e quer atingi-las nos próximos anos. “Como líder do setor, o H&M Group tem a responsabilidade de combater as mudanças climáticas. Temos a ambição de nos tornarmos neutros para o clima até 2030 e positivos para o clima até 2040. Acreditamos sinceramente que nossas ações climáticas devem ser co-criadas com nossos parceiros. O investimento da Maersk em grandes navios que operam com metanol verde é um passo inovador importante para apoiar os objetivos climáticos do Grupo H&M no frete internacional e estamos orgulhosos de fazer parte desta jornada pioneira.
Para Antoine Simonnet, diretor da cadeia de suprimentos da HP Inc., “a sustentabilidade está incorporada em nossos negócios e continua sendo um valor fundamental na HP. Recentemente, anunciamos alguns dos objetivos de ação climática mais ambiciosos em nosso setor e, para alcançá-los, estamos implementando soluções de transporte mais sustentáveis em nossa cadeia de suprimentos, incluindo esta colaboração de combustíveis verdes com a Maersk. É um passo importante para todas as empresas envolvidas para fazer o maior impacto possível e ajudar a combater a crise climática”.
Maurice Loosschilder, chefe de Sustentabilidade da Signify, entende que “o mundo está finalmente acordando para a crise climática”. “A próxima década deve ser de ‘ação climática’. Com Brighter Lives, Better World 2025 — nosso programa de sustentabilidade de cinco anos — estabelecemos uma nova meta para ir além da neutralidade de carbono e dobrar o ritmo em que nos encontraremos o cenário de 1,5 °C estabelecido pelo Acordo de Paris. A promessa é cumprir essa meta ambiciosa em toda a nossa cadeia de valor e fazer isso seis anos antes. Nossa parceria renovada com a Maersk nos ajudará a dimensionar soluções de carbono zero em nossa cadeia de suprimentos e operações logísticas, proporcionando uma grande variedade de reduções de emissões”, afirma.
De acordo com Michelle Grose, chefe de Logística e Satisfação da Unilever, a empresa está “está empenhada em acelerar a transição para soluções de transporte limpo, não apenas em nossas próprias operações, mas ao longo das cadeias de valor globais, enquanto trabalhamos para alcançar emissões líquidas zero até 2039”.
“Com logística e distribuição respondendo por cerca de 15% de nossas emissões de gases de efeito estufa pegada, é importante que trabalhemos com parceiros que estão mudando para combustíveis com baixo teor de carbono. Estamos orgulhosos da parceria com a Maersk como pioneira no transporte de carbono neutro em alto mar”, conclui.
Combustível verde
Em agosto, Maersk firmou acordos com a REintegrate, subsidiária da empresa dinamarquesa de energia renovável European Energy, para produzir combustível verde para o primeiro navio a operar com metanol neutro em carbono.
A REintegrate e a European Energy estabelecerão uma nova instalação dinamarquesa para produzir, aproximadamente, 10 mil toneladas de e-metanol neutro em carbono que o navio da Maersk consumirá anualmente.
“Esta parceria pode se tornar um modelo de como dimensionar a produção de combustível verde por meio da colaboração com parceiros em todo o ecossistema da indústria, proporcionando experiências valiosas à medida que progredimos em nossa jornada para descarbonizar as cadeias de abastecimento de nossos clientes”, analisa Thygesen.
Assessoria de Imprensa
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