Os requisitos específicos que o transporte exige
De nobres salões e templos gregos até banheiros de estádios e lápides, o mármore é usado há quase 5 mil anos em construções feitas pelo homem, e, com o uso disseminado pelo mundo, é necessária a atenção à extração e, principalmente, ao transporte da matéria prima, já que, quando não é executada de maneira legal e com empresas responsáveis, pode colocar em risco o planejamento, integridade do material e prazo de entrega, sobretudo devido ao peso.
Um projeto de carga pesada eficiente, desenvolvido e executado por uma transportadora experiente é de suma importância. Toda a cadeia de abastecimento desse tipo de material passa por várias etapas que devem ser realizadas com precisão, como o carregamento do material em veículo especial e devidamente equipado, o trajeto seguro até o porto, a escolha certa do guindaste e, por fim, a distribuição de peso no navio. Para um bom desempenho e deslocamento suave, optou-se por veículos extremamente robustos com alta capacidade de tração, como o trailer de mesa.
O mercado da importação e exportação de mármore e rochas também é muito lucrativo. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais, a exportação para a Argentina, uma grande aliada comercial, representa cerca de US$ 9 milhões. Ainda segundo a associação, quando falamos em granitos, os produtos brasileiros representam 55,7% de toda a importação para a Argentina.
Um plano eficiente O transporte de cargas pesadas exige um planejamento especial. Aqui no Brasil, a locomoção só pode ser realizada em horários noturnos, com menor movimento nas estradas do país, e, muitas vezes, necessitam de escolta. Em casos de exportações, são considerados os tipos de embarcações, containers para alocar o produto, o tipo de guindaste e, ainda, como ficará no navio, pois materiais pesados correm o risco de tirar o equilíbrio do barco.
Provedores de logística especializados, como a Dachser, cuidam de cada detalhe para garantir que essas peças desse tipo de rocha cheguem aos seus destinos finais em suas melhores condições e com segurança. Para isso, é de suma importância adotar medidas que assegurem que a matéria-prima esteja bem alocada, com um projeto eficiente.
“Há muitos fatores a serem considerados no planejamento do manuseio desse tipo de carga, mas sabemos que o elemento mais crítico para um transporte bem-sucedido e pontual é o profissionalismo. Na Dachser, temos todas as partes necessárias envolvidas em cada etapa do processo, desde fornecedores de licenças a corretores, autoridades locais e parceiros. Entendemos que manter todos atualizados e totalmente engajados sempre será a chave para uma execução tranquila e bem-sucedida”, afirma João Caldana, Managing Director da Dachser Brasil.
Assessoria de Imprensa
O post A logística do mármore apareceu primeiro em CargoNews.