A resiliência e o sucesso nos negócios são resultados de uma longa jornada de investimentos e de ações que incentivem boas práticas ambientais, sociais e de governança, o que hoje chamamos de ESG - Environmental, Social and Governance.
Foi justamente construindo essa jornada, que durou mais de 15 anos, que a Schneider Electric foi considerada, neste ano, a empresa mais sustentável do mundo pelo ranking da canadense Corporate Knights, uma das empresas de consultoria mais relevantes do mundo.
Segundo o vice-presidente de Global Supply Chain da Schneider para América do Sul, Eduardo Paiva, ter uma estratégia de sustentabilidade forte e bem estruturada é o melhor caminho para a redução de riscos em qualquer iniciativa dos negócios. O executivo explica que, ao transformar os compromissos de longo prazo em objetivos de curto prazo, é possível impulsionar resultados de produção e financeiros. Ter a sustentabilidade como parte do negócio torna toda e qualquer organização mais atrativa, de acordo com ele.
Para continuar a fortalecer suas ações sustentáveis, a Schneider renovou seu Programa de Impacto Sustentável (SSI), que abrange o período de 2021 a 2025, e representa uma aceleração significativa das metas anteriores. Agora, são seis metas concretas a serem alcançadas até 2025. Entre elas estão o aumento de receitas verdes em até 80%, a redução de 800 megatoneladas de emissões de CO2 e, ainda, a redução de emissões de CO2 de operações de mil fornecedores em 50%. No Brasil, as prioridades são: melhoria da segurança doméstica interna, conscientização sobre segurança elétrica, e pegada de carbono.
Além disso, a empresa desenvolve e apoia diversos programas que incentivam o acesso à energia, como o Programa de Acesso à Energia (A2E) da Schneider. Internamente, a Schneider trabalha com diversas ações de governança que destacam a diversidade e inclusão e o bem-estar dos funcionários. Em 2019, por exemplo, a companhia criou um projeto para capacitar funcionários e terceiros com uma equipe composta por especialistas, incluindo um grupo de multiplicadores denominados de Representantes de Ética, para fomentar diversas ações de conscientização sobre políticas discutidas na área de ética e compliance. Incentivando, com isso, a denúncia de práticas corruptas.
Enfim, são muitos passos, soluções e ações que constituíram a jornada da Schnaider rumo às estratégias de ESG e para a posição de empresa mais sustentável do mundo.
Caso haja interesse em desenvolver a pauta, podemos agendar uma entrevista com o Eduardo Paiva, vice-presidente de Global Supply Chain da Schneider para América do Sul, para detalhar um pouco mais como tem sido essa jornada e quais são as expectativas da empresa para os próximos anos em sustentabilidade e logística.
Eduardo atua na gestão e liderança da área de Cadeia de Suprimentos e Logística há mais de 16 anos. Na Schneider desde 2006, o executivo participa ativamente da elaboração de estratégias e das tomadas de decisão visando os melhores resultados e relacionamentos com parceiros.
Assessoria de Imprensa
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