Fabricante e parceiros desenvolvem projeto de 14 milhões de euros para modelo de trem bimodal operar em vias com ou sem catenárias.
São Paulo, 6 de junho de 20222 – Neste final de maio, a CAF iniciou na fábrica de Zaragoza os testes estáticos no trem demonstração movido a hidrogênio do projeto FCH2Rail em desenvolvimento pelo consórcio formado pelas empresas CAF, DLR, Toyota, Renfe, Adif, CNH2, IP e FAIVELEY Stemmann Technik.
O projeto está baseado em modelo atual de trem regional da RENFE, série Civia, em que foi instalado um novo sistema de geração elétrica a partir da hibridização da energia proveniente de células de hidrogênio e baterias, integradas ao sistema de tração existente no veículo. Desta forma, se tornará um dos primeiros modelos ferroviários de veículo bimodal com célula de hidrogênio, ou seja, um conceito de veículo emissões zero, capaz de circular em modo elétrico nas infraestruturas eletrificadas, assim como em modo híbrido em vias sem catenárias.
Até o momento, todos os equipamentos que compõem o novo sistema híbrido de célula de hidrogênio e bateria já foram testados, e a CAF realizou sua integração mecânica, elétrica e hidráulica na unidade CIVIA original. Dessa forma, os testes que começam agora envolverão a validação da integração deste novo sistema, convertendo-o em um trem bimodal emissões zero.
Um dos primeiros aspectos a serem testados será a correta instalação e integração do novo sistema, mediante a comprovação de todas as interfaces e seu correto funcionamento conjuntamente aos demais equipamentos existentes no veículo. Um dos principais marcos se dará após os testes de estanqueidade do sistema de hidrogênio, após os primeiros reabastecimentos do hidrogênio e consequente carregamento das células de combustível. Com as células alimentadas, toda a energia necessária do trem poderá ser obtida através do novo sistema híbrido. Cabe destacar que 100% do hidrogênio consumido nestes testes será de origem renovável, denominado hidrogênio verde, que será fornecido pela Iberdrola.
O início destes primeiros testes na fábrica da CAF reafirma o importante esforço feito pelo consórcio desde o lançamento do projeto FCH2RAIL no início de 2021. Além disso, supõe um marco relevante no projeto, pois permitirá otimizar o funcionamento do sistema híbrido diretamente no trem, com todas suas interfaces reais.
Uma vez concluída esta fase de testes na fábrica da CAF em Zaragoza, a unidade estará em condições ideais para iniciar os testes dinâmicos em via externa, cujo início está previsto para o verão (europeu) deste ano.
Com orçamento de 14 milhões de euros, o projeto conta com financiamento de 10 milhões de euros da Clean Hydrogen Partnership, antiga FCH2 JU, agência da Comissão Europeia dedicada a promover o desenvolvimento do hidrogênio e células de combustível.
Nos últimos anos, cresceu o interesse de muitas autoridades de transporte público e privado, tanto na União Europeia como fora dela, pela tecnologia baseada no uso de células de combustível de hidrogênio no ambiente ferroviário, cujo principal desafio é que seja uma alternativa competitiva para os trens a diesel no âmbito dos atuais planos de descarbonização do transporte.
Neste contexto, a CAF reafirma seu compromisso com o desenvolvimento de soluções de mobilidade de emissão zero, neste caso, com o uso de hidrogênio, tecnologia que o Grupo CAF vem comercializando, há muito anos, através de sua subsidiária Solaris, líder em 2021 na União Europeia no mercado de ônibus a hidrogênio.
Assessoria de Imprensa
O post CAF inicia testes em trem a hidrogênio em sua fábrica na Espanha apareceu primeiro em Cargo News.