Venha conhecer e se integrar ao Operador Econômico Autorizado
(OEA), programa instituído pela Organização Mundial Aduaneira com o objetivo de
facilitar e agilizar o comércio internacional nas exportações e importações e
na redução de custos.
“Aderindo ao OEA, sua empresa se
beneficiará com enorme redução de burocracia e de custos, em linha com a
modernização aduaneira e o gerenciamento de risco. Em especial àquelas que
pretendem melhorar seu processo de exportação, os benefícios da implementação
do OEA são uma conquista que permite ganho real aos nossos associados, com
inúmeras melhorias dos serviços prestados”, destacou o diretor do CIESP, José
Nunes Filho, que também lembrou do potencial vocacional que a nossa região tem
na área de comércio exterior, sendo sede de um dos maiores aeroportos de
carga do país.
A Receita Federal Brasileira adotou o OEA em 2014 e já conta com centenas de empresas aprovadas. Em 07 de maio de 2019, a Anvisa assinou uma Portaria com a Receita Federal, caracterizando sua adesão ao programa OEA, o que abre as portas para todas as empresas.
Lideranças e executivos integrantes do programa presentes na cerimônia de inauguração
Atendendo a essa demanda, o CIESP Campinas, em conjunto com a Câmara de Comércio Exterior de Campinas e Região, firmou, no dia 27 de agosto, a assinatura de um Termo de Parceria que visa disponibilizar às empresas associadas às entidades um programa de capacitação e preparação de empresas para a Certificação OEA. A certificação possibilita a melhoria dos serviços prestados às empresas aderentes ao programa, como otimização de seu processo de exportação, maior agilidade, previsibilidade e menores custos.
Presidente da Câmara de Comércio Exterior de Campinas e Região, Márcio Barbado e O diretor titular do CIESP, José Nunes Filho
Na ocasião, estiveram presentes o diretor titular do CIESP, José Nunes Filho; o 1º vice-diretor, José Henrique Toledo Corrêa; o diretor de Comércio Exterior, Anselmo Riso, e o presidente da Câmara de Comércio Exterior de Campinas e Região, Márcio Barbado. Anselmo Riso, representando o Comex do CIESP Campinas, destacou que, mais uma vez, a regional sai à frente, sendo a primeira a ter um programa nesses termos. “Uma grande oportunidade às pequenas e médias empresas de ingressar na área de comércio exterior, bem como de buscar maior agilidade, previsibilidade e menor custo”, afirmou.
Anselmo Riso
Assessoria de Imprensa
O post CIESP CAMPINAS e CCCER assinam termo de parceria para Programa de Certificação OEA apareceu primeiro em CargoNews.