A partir do crescimento das vendas online com a pandemia, a transportadora Plimor, por exemplo, movimenta cerca de 100 mil volumes por dia com apoio tecnológico da uMov.me
As vendas online foram alavancadas pelo distanciamento social. A tendência era de crescimento, mas a pandemia da Covid-19 foi responsável por ampliar ainda mais esse mercado. No primeiro semestre de 2020, um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) indicou que as negociações pela internet registraram a maior alta em 20 anos: 47%.
O relatório apontou ainda que o número de transações cresceu 80% entre janeiro e agosto de 2020, resultando em um faturamento 75,5% superior em relação ao mesmo período de 2019 – ou seja, um salto de R$44 bilhões para R$77,2 bilhões em apenas oito meses. E esses valores não são por acaso: o relatório semestral de e-commerce realizado pela Ebit | Nielsen, por sua vez, revelou um total de 90,8 milhões de pedidos, o que significa um aumento de 39% em relação a 2019.
Esse contexto comercial representa também um desafio para o setor de logística e transportes para realizar as entregas com rapidez e eficiência em um país de dimensões continentais como o Brasil.
Referência no setor, a Plimor possui mais de 900 veículos e 2.500 profissionais para atender mais de 1.800 municípios. A transportadora gaúcha estima, em média, a movimentação de 100 mil volumes por dia e a realização de 600 mil entregas por mês. Nesse sentido, a fim de fazer a gestão desse grande volume, a tecnologia destaca-se como uma solução importante.
“Atualmente, conseguimos prever uma série de etapas, da coleta à entrega. Assim, garantimos a rastreabilidade do produto. Da mesma forma, a tecnologia é fundamental para obtermos a qualidade desejada na coleta das informações”, analisa Cléber Pessuto, gerente de controladoria, TI e automação da Plimor.
A Plimor utiliza os aplicativos de logística da uMov.me há seis anos. Com esse apoio tecnológico, a transportadora conseguiu atingir a importante marca de 95% de eficiência. Esse resultado tem origem no controle das entregas e coletas em tempo real, bem como na tomada de decisões rápidas e inteligentes, vantagens que a empresa construiu a partir da utilização dos apps. Consequentemente, a Plimor obtém vantagem competitiva frente às concorrentes. Exemplo disso foi a conquista do título de Top do Transporte 2020 nas categorias e-commerce, preferência nacional e calçadista. A premiação concedida em novembro do ano passado é resultado de uma pesquisa nacional com mais de cinco mil pessoas, representando aproximadamente 300 contratantes.
“Ficamos muito satisfeitos quando nosso trabalho impacta tão positivamente nos negócios dos nossos clientes. A tecnologia está a serviço da sociedade e, quanto mais pudermos colaborar com a jornada de transformação tecnológica dentro das organizações, mais teremos a certeza de dever cumprido. Quando uma empresa cresce e se desenvolve, todo um ecossistema cresce junto”, comemora o CEO da uMov.me, Alexandre Trevisan.
Solução personalizada
A parceria entre Plimor e uMov.me criou aplicativos personalizados para atender às regras de negócio da transportadora. Desenvolvidos pelo setor de Tecnologia da Informação e Automação da empresa em conjunto com a uMov.me, os apps possuem funcionalidades como localização exata da entrega através do GPS do celular; coleta de assinatura eletrônica do destinatário; registro de eventos, como fotos de mercadorias e canhoto de recebimento; checklist de frotas; programação inteligente das visitas a serem realizadas; lançamento de despesas e controle de quilometragem rodada, entre outras.
Outro diferencial dos aplicativos, segundo o gerente de controladoria, TI e automação da Plimor, são os recursos offline. “Aplicações com funcionamento independente da internet e plataforma estável são fundamentais na atualidade, principalmente em uma empresa como a Plimor, que trabalha com grande mobilidade, transportando produtos para diversas regiões do país”, explica Pessuto.
Mercado logístico brasileiro
O setor de logística movimenta aproximadamente U$4,3 trilhões por ano em todo o mundo. De acordo com o ranking do Banco Mundial, o Brasil é o 57º país em desempenho nesse mercado tão importante. O Índice de Performance Logística (LPI) determina essa colocação levando em consideração questões como qualidade da infraestrutura de transporte, eficiência no rastreamento de cargas e o cumprimento dos prazos das entregas, entre outras.
Nesse segmento, além da Plimor, a uMov.me trabalha com outras grandes empresas como Grupo Dimed, Lojas Colombo, Phillip Morris e Mira, por exemplo. Para Alexandre Trevisan, a adoção da tecnologia no dia a dia da logística é a única forma de as empresas se tornarem mais competitivas, eficientes e relevantes nesse mercado. Uma relevância que, segundo ele, independe do tamanho da companhia. “Atuar de forma colaborativa é a chave para alavancarmos o segmento. Por meio da logística e do transporte, conseguiremos impactar na sociedade como um todo e contribuir com o desenvolvimento do nosso país”, observa o CEO da uMov.me.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Reprodução/Plimor
O post Comércio eletrônico impulsiona o setor de logística no Brasil apareceu primeiro em CargoNews.
Source: cargonews.com.br