Tema foi foco de debate na última quarta-feira, 11/08, em um webinar exclusivo promovido pelo INALOG e pela Intermodal
Com o intuito de analisar o atual cenário logístico entre o Brasil e o Uruguai, as alternativas que o país vizinho disponibiliza para a logística regional e as oportunidades de negócios que oferece neste sentido, além de destacar a busca pela complementaridade entre os dois países com uma abordagem aos diferentes regimes existentes por lá, o Instituto Nacional de Logística – Uruguay Logístico (INALOG) e a Intermodal (plataforma de negócios voltada ao setor) promoveram um debate exclusivo sobre o tema na última quarta-feira, 11/08, às 10 horas.
Tratou-se do webinar “Complementação Logística na América do Sul”, que reúne especialistas no assunto. São eles: o gerente geral do INALOG, Emilio Rivero; o managing director do MVD Free Airport, Bruno Guella; o presidente do Conselho de Agentes Marítimos e Fluviais do Uruguai Navigation Center, Alexis Ponce; e o representante da Câmara de Zonas Francas do Uruguai, Mauricio Papa.
Quem comenta um pouco mais sobre a longa relação de cooperação em comércio exterior e logística entre os dois países, e como fortalecer ainda mais essa conexão, é o gerente geral do INALOG, Emilio Rivero. “Brasil e Uruguai mantêm uma relação histórica de amizade, cooperação, intercâmbio comercial e cultural e, desde o início deste novo milênio, tem-se buscado aprimorar a coordenação e complementaridade logística de ambos os países. Esse tipo de evento busca aproximar as partes, expor alternativas e oportunidades específicas e, dessa forma, ampliar as informações para o fortalecimento da gestão empresarial regional”, diz.
Rivero comenta também sobre as vantagens logísticas de operar no Uruguai ou em parceria com o país. “O Uruguai está localizado na porta de entrada e saída da bacia do Prata do Atlântico Sul, o que o posiciona como um centro logístico natural para a região. Além disso, o país criou um marco regulatório único na América do Sul, com o único sistema de Portos Francos da costa atlântica e o único Aeroporto Livre da região. Por sua vez, possui um importante sistema de Zonas Francas e Entrepostos Aduaneiros Privados distribuídos em seu território”, afirma.
O executivo detalha ainda os benefícios proporcionados pelo marco regulatório mencionado acima. “O marco regulatório, dos diferentes regimes existentes no país, permite que as mercadorias entrem e permaneçam armazenadas com isenção de impostos no Uruguai, aguardando o envio aos diferentes pontos de venda da região. Além disso, os processos ágeis e previsíveis de suas alfândegas, aliados à infraestrutura interligada com a região, fazem do Uruguai uma alternativa logística complementar interessante para as empresas brasileiras”, conclui.
Para saber mais e se inscrever, acesse – https://bit.ly/3xAcZML. As inscrições são gratuitas!
Assessoria de Imprensa
O post Conexão Brasil-Uruguai: as oportunidades bilaterais de logística entre os países apareceu primeiro em CargoNews.