Por Felipe Criniti*
Se as entregas por aplicativo já vinham em um crescente, a pandemia fez com que elas pisassem no acelerador e se tornassem uma necessidade, não um diferencial ao seu negócio. Se sua empresa ainda não aderiu ao delivery, confira algumas dicas para implementá-lo o quanto antes.
Verifique sua estrutura: Em especial no food service, é necessário que o local atenda à demanda. Serão necessárias adaptações na cozinha? Onde os entregadores poderão esperar pelo pedido? Como e quem fará a administração dos pedidos que chegam via aplicativo – de seu preparo, embalagem e até que chegue às mãos do portador? Nesse caso, é possível dividir a equipe já existente ou contratar pessoas para as novas funções.
Analise o custo das mudanças: Se algumas adaptações forem necessárias, quanto isso irá custar? Em quanto tempo atendendo via delivery, a empresa retornará o valor investido? Existe o investimento em software para operacionalizar as entregas e otimizar a rota? Como serão as embalagens para transporte?
Embalagem: Uma vez confirmada a viabilidade do Delivery, é importante que o produto final, em especial quando se fala em alimentos perecíveis, chegue corretamente. Afinal, uma boa apresentação é fundamental! A refeição chegará em temperatura agradável, com boa aparência e com todos os ingredientes que acompanham conforme o cardápio. Isso é uma maneira de garantir a avaliação alta nos apps.
Entrega eficiente: Terceirizar ou não a entrega é um ponto importante, ambas as situações têm seus prós e contras. É preciso delimitar a região e área de atuação (se o perímetro for reduzido, a entrega própria pode ser eficiente). Se a ideia é expandir para outros bairros mais distantes, contratar entrega externa é recomendado. O tipo de entrega impacta o valor da taxa, o que muitas vezes é determinante para a escolha do restaurante.
Torne-se conhecido: É fundamental divulgar na própria loja e no site da empresa o sistema de entrega. Buscar locais que auxiliem a divulgação do comércio, como jornais, catálogos, anúncios on-line, etc, também pode fazer toda a diferença!
O Sebrae, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) aponta que, antes da pandemia, apenas 25% das empresas alimentícias estavam em plataformas de entrega, hoje ultrapassam 72%. A pesquisa ainda evidencia que 54% dos empresários usavam o delivery antes da pandemia. Ao ser declarado o isolamento social em 2020, esse número cresceu 12%, passando para 66%. Ademais, os gastos dos usuários nas plataformas aumentaram mais de 94%. De qual lado da estatística você vai ficar?
*Felipe Criniti CEO da Box Delivery, empresa especializada em soluções tecnológicas para serviços de logística. – boxdelivery@nbpress.com
Assessoria de Imprensa
O post Delivery passo a passo: 5 dicas para implementar em seu negócio apareceu primeiro em CargoNews.