Inaugurado em 2013, o terminal movimenta a economia e a comunidade portuária em Santos
O terminal multipropósito privado da DP World Santos, um dos maiores e mais modernos do país, instalado na margem esquerda do Porto de Santos, completou mais um ano de operações.
Em oito anos, a companhia, que iniciou com a operação de contêineres e carga geral, vem diversificando seu portfólio. Recentemente, em 2020, inaugurou o maior e mais moderno complexo de celulose do país, em parceria com a Suzano.
Com o passar dos anos, a empresa atingiu números expressivos. Foram mais de 5,5 milhões de TEUs (uma unidade equivale a um contêiner de 20 pés), 4,5 milhões de toneladas de celulose e 300 mil toneladas de carga geral movimentadas em mais de 3.800 navios que passaram pelos 1.100 metros de cais no período. A ferrovia foi fundamental para esta movimentação, com mais de 88 mil TEUs e aproximadamente 3 milhões de toneladas de celulose transportadas pelo modal em todos estes anos.
Operações no terminal da DP World Santos completam oito anos
O terminal já foi protagonista de recordes no Porto de Santos. Um deles, mais recente, foi em março de 2021, com a realização do maior embarque de celulose em um único navio na história do Porto. 68.800 toneladas do produto foram embarcadas no navio Siskin Arrow, com destino à Ásia. O carregamento quebrou o recorde anterior, registrado dois meses antes, quando o navio de bandeira norueguesa Macaw Arrow recebeu 65.900 toneladas de celulose e partiu rumo à China.
A operação da empresa tem contribuído para a economia e para a comunidade portuária. O terminal passou de 500 empregos diretos e 1.500 indiretos para mais de 1.200 empregos diretos e 5.000 indiretos atualmente, com investimentos de R﹩ 4,5 milhões em qualificação e 170 mil horas de treinamento de mão de obra desde suas primeiras contratações. A DP World Santos também dá a oportunidade para jovens talentos com o programa Estágio de Férias, que já inseriu cerca de 130 universitários no mercado de trabalho.
O crescimento de mulheres também é destaque na trajetória do terminal, que, desde 2013, aumentou em 85% a presença feminina no quadro de integrantes, especialmente nas operações, onde elas são em mais de 100.
Além disso, a DP World Santos tem um sólido compromisso com a responsabilidade social. É a empresa que mais destina impostos municipais para o Promifae (Programa Municipal de Incentivo e Apoio ao Esporte). Desde 2015 já foram mais de R﹩3 milhões investidos em mais de 40 projetos de modalidades como natação, atletismo, ciclismo, crossfit, surfe, skate, canoagem, handebol, futebol e ginástica rítmica. A companhia estimula, ainda, programas de voluntariado, com mais de mil horas dedicadas a atividades como mutirões de limpeza de praias, doação de sangue, arrecadação de roupas e brinquedos, além da distribuição de alimentos para a comunidade da Baixada Santista.
Fábio Siccherino, Diretor-presidente da DP World Santos, celebra os oito anos com grandes expectativas para o futuro. “Queremos continuar investindo na ampliação da capacidade do terminal e em novas tecnologias para aumentar a eficiência e competitividade das operações portuárias, com foco na diversificação de cargas e serviços, para que a empresa se consolide, cada vez mais, como facilitadora do comércio global”, afirma.
Assessoria de Imprensa
O post DP World Santos completa oito anos de operações no Porto de Santos apareceu primeiro em CargoNews.