• Circuito de capacitação de jovens profissionais é um dos principais atrativos para a absorção de potenciais novos líderes e vai além das questões técnicas; • Inscrições para o Programa de Trainee 2022 da VLI seguem até 15 de setembro; • Processo seletivo totalmente digital, voltado para interessados de todo o país, está disponível em www.vli-logistica.com.br/carreiras.
A VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos – está com inscrições abertas para seu Programa de Trainee 2022, voltado para formação das futuras lideranças da companhia. Com o objetivo de selecionar e preparar jovens talentos, o programa promove um circuito de capacitação que vai além de questões técnicas. “O apoio à carreira se dá por meio do amadurecimento e desenvolvimento de habilidades, uma vez que o programa foca em possibilitar a vivência da inovação na prática, com acesso a áreas e líderes estratégicos dentro da companhia como etapa primordial no processo”, afirma a analista de Recursos Humanos da VLI, Leticia Hermsdorff da Matta.
A proposta da VLI, de desenvolver novas lideranças com foco na liberdade criativa com o viés da inovação, vai ao encontro de valores intrínsecos à nova geração de profissionais. “Nossa proposta é oferecer um enxoval de ações que possibilitem o florescimento do potencial destes jovens. A VLI sugere e incentiva que eles desenvolvam, com autonomia, um olhar genuíno para criatividade e inovação”, acrescenta Leticia.
Estruturado em quatro fases, o programa de trainee da VLI tem início a partir do processo seletivo em alinhamento com a cultura da companhia no que diz respeito às diretrizes de diversidade e equidade. O primeiro módulo do circuito é chamado de ambientação, no qual os selecionados realizam uma imersão completa na cultura e valores promovidos pela companhia.
O momento seguinte é reservado para o aprendizado do negócio. Os trainees são submetidos a um curso robusto de pós-graduação (360 horas) em Engenharia Multimodal, ministrado por uma instituição de ensino gabaritada e homologada pelo Ministério da Educação (MEC). Em tempos de pandemia, as são aulas são realizadas 100% no formato de ensino à distância (EAD) e, durante todo o período do curso, os jovens profissionais executam uma rotina na qual dedicam-se meio período à pós-graduação e meio-período à companhia.
Nestes primeiros meses após o ingresso na VLI, os selecionados, com o suporte dos respetivos orientadores, são convidados a elaborarem um projeto estratégico dentro de sua área de atuação. É necessário que o projeto resolva uma dor da empresa ou promova melhoria na eficiência em processos e gere valor à companhia.
O próximo passo é outro diferencial do programa. Denominado “Mochilão VLI”, a iniciativa propõe uma série de visitas às principais cidades de atuação da companhia – os trainees conhecem, por exemplo, terminais intermodais de alta performance e locomotivas com tecnologia de ponta.
A quarta etapa contempla semanas de treinamento de temas soft skills (habilidades interpessoais) e o aprimoramento da utilização de ferramentais organizacionais. Após a conclusão dos ciclos, os candidatos deverão apresentar o projeto desenvolvido no decorrer da jornada, quando, então, os dois melhores (de acordo com avaliação de uma bancada especializada) serão premiados. Os ganhadores são gratificados com um curso de pós-graduação a ser iniciado a partir de 2023. A escolha do curso e da instituição educacional ficam a critério do profissional, desde que em área de abrangência e condizente com a atuação dentro da companhia, sendo a VLI coparticipante no financiamento desta nova etapa estudantil.
A engenheira de automação Lilian Rabelo, de 29 anos, percorreu todo este processo preparatório quando realizou, em 2017, o sonho de ingressar como trainee em uma grande companhia. “Sempre foi do meu interesse conquistar um espaço no mercado de trabalho a partir do ingresso como trainee em razão do grande suporte e investimento que é feito para desenvolvimento do profissional. Quando me inscrevi para concorrer ao posto na VLI, há quatro anos, me apaixonei já no processo seletivo”, recorda a hoje supervisora de Manutenção de Equipamentos de Grande Porte em Máquinas de Via da companhia.
Após concluir o circuito de desenvolvimento ao longo de uma temporada como trainee na companhia, Lilian assumiu como analista operacional e, poucos meses depois, conquistou a oportunidade de atuar como supervisora. “Eu tive um treinamento diferenciado aqui dentro que me proporcionou condições para atuar com autonomia e protagonismo. Desde o início somos envolvidos em programas internos de melhoria contínua que demandam criatividade. Eu atingi meu objetivo e sou muito feliz com a minha escolha. Me desenvolvi e cresci muito com os ensinamentos que me foram concedidos”, completa.
Sobre o Programa de Trainee 2022
O processo seletivo será totalmente digital e os interessados de todo o país têm até 15 de setembro para se inscreverem no site https://www.vli-logistica.com.br/carreiras.
Assessoria de Imprensa
O post Formação de futuros líderes faz da VLI um bom lugar para construir carreira apareceu primeiro em CargoNews.