Com mais de 21 anos de experiência no mercado, a Libraport, empresa situada em Campinas – SP, se consolidou como um dos melhores e mais modernos Centros Logísticos Industriais Aduaneiros (CLIA) do Brasil. Com estrutura e serviços completos para atender a todos os tipos de cargas, a empresa acaba de ser reconhecida em um dos seus setores de maior atuação: o segmento farmacêutico.
Após quase um ano de muito preparo e constantes melhorias em seus processos, a Libraport conquistou a certificação CEIV PHARMA, um importante reconhecimento, que vai ao encontro do planejamento estratégico definido por ela há 2 anos: ser referência no segmento de saúde humana e animal. “Esta certificação atesta a Libraport como empresa que adota as melhores práticas nacionais e internacionais no que tange a movimentação e armazenagem de produtos farmacêuticos. Não por acaso, fomos vencedores do prêmio Sindusfarma de qualidade como Melhor Recinto Alfandegado de Zona Secundária em 2021”, afirma Bruno Barbosa, Diretor Presidente da Libraport.
Bruno Barbosa – Diretor Presidente Libraport Campinas
Com um histórico exemplar de atuação logística, a empresa ocupa hoje uma posição de destaque na prestação de serviços de operações logísticas alfandegadas para o mercado farmacêutico, com altos e frequentes investimentos em estrutura e tecnologia, além de um sistema de gestão robusto, com processos e procedimentos maduros e equipe muito experiente. “Temos uma das melhores estruturas do Brasil em recintos alfandegados para atendimento do setor farmacêutico. A certificação CEIV Pharma é um nível de qualidade adicional que agregamos às nossas operações e está alinhada à nossa estratégia de sermos o Melhor Operador Logístico Alfandegado do segmento ‘farma’ no Brasil”, complementa Rafael Balau, Head de Operações.
Chegar até aqui foi um desafio saudável para a empresa, que dedicou quase 1 ano às melhorias necessárias para esta conquista. Segundo Fernando Cândido, Supervisor de QSSMA (Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente), a complexidade do processo demandou a criação de um grupo multidisciplinar, preparado para atender a todas as demandas solicitadas pela Certificadora, desde processos burocráticos até a auditoria presencial. Os ganhos também foram inúmeros, entre eles: as divisões de tarefas entre todas as áreas de negócio, o que promoveu maior agilidade no preparo de documentações e o alinhamento contínuo das equipes. “Outro ponto bastante importante é a maturidade dos procedimentos e atendimentos às outras certificações (ISO’s, SMETA, Ecovadis) que certamente auxiliaram na condução saudável deste processo”, avaliou Cândido.
“Todas as nossas áreas foram impactadas, pois procedimentos e instruções de trabalho foram atualizados e melhorados, levando em consideração os preceitos IATA. Isso, com toda certeza, trouxe maior robustez em todos os processos da Libraport Campinas”, conclui o profissional Balau, Head de Operações.
Na avaliação de Avelino Oliveira, Executivo de Contas SR, outro ponto importante foi ressaltado. “Para o segmento farmacêutico, a qualidade dos serviços prestados, a observância dos marcos regulatórios, um Sistema de Gestão de Qualidade bastante sólido, além de uma infraestrutura de primeira linha, são pontos muitos relevantes e que são considerados na escolha e na homologação de um provedor de serviços”, afirma. Neste ponto se identifica a perfeita integração de toda a empresa em prol deste grande reconhecimento.
Área Libraport
“A Libraport, ao engajar no projeto do CEIV PHARMA, teve que se adaptar e promover mudanças com base em diretrizes, guias, manuais e preceitos de Boas Práticas de Armazenagem de alta complexidade, estabelecidas por Organismos Internacionais, a exemplo da WHO (World Health Organization), EU (European Union) e da própria IATA, através do TCR (Temperature Control Regulations). Em resumo, ao obter a certificação CEIV PHARMA, passamos a prestar serviços de excelência com padrões e diretrizes de Boas Práticas de Armazenagem reconhecidos e estabelecidos internacionalmente, diferentemente da grande maioria de seus concorrentes no mercado nacional”, completa Oliveira.
Se os ganhos para a empresa já são grandes, para os clientes são ainda maiores. Embora todas as revisões dos processos internos tenham ocorrido em prol das melhorias no atendimento ao segmento farmacêutico, estas mudanças agregam aos demais clientes e parceiros que contam com a Libraport. A certificação conquistada tem validade de 3 anos, e deve ser renovada em uma nova auditoria prevista para 2024. “Até lá, os clientes e parceiros que tiverem acesso ao exímio trabalho da Libraport Campinas, poderão atestar pessoalmente a qualidade todos os serviços oferecidos. Para a empresa, essa conquista é só o começo de um futuro próspero.”, finaliza Barbosa.
Assessoria de Imprensa
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