• Business Colaboration Chain oferece redução de custos, geração de caixa e monetização de créditos tributários • Metodologia foi desenvolvida para garantir que toda a cadeia produtiva seja beneficiada com o projeto e não somente uma das partes
O complexo sistema tributário brasileiro é um dos fatores que mais desafiam a eficiência do setor agrícola nacional. Com o propósito de reduzir custos e garantir maior geração de caixa, a Becomex criou um abrangente processo para monetização de créditos tributários. Trata-se do Business Collaboration Chain – BCC, estratégia capaz de beneficiar toda as empresas que atuam no segmento agrícola.
Com o BCC, as empresas atuam com mais estratégia e inteligência fiscal, de forma colaborativa, de modo a garantir benefícios tributários ao longo de toda cadeia produtiva. “O resultado imediato é que todos os participantes são beneficiados com incentivos fiscais nas operações de compra e vendas de componentes e insumos tanto no interno como, também, no externo.
Com mais eficiência e, sobretudo, maior disponibilidade financeira no processo, os produtos agrícolas nacionais ganham em competitividade e eficiência”, diz Mauricio de Moura, Diretor Corporativo de Agronegócio da Becomex.
A estratégia BCC é perfeitamente aplicável em vários setores produtivos do Agronegócio. Todos podem, de uma forma ou outra, fazer uso e não apenas as montadoras de máquinas e implementos agrícolas, por exemplo.
Por dentro do Business Collaboration Chain
O Business Collaboration Chain – BCC foi desenvolvido para garantir que toda a cadeia produtiva seja beneficiada com o projeto e não somente uma das partes. A Becomex, além de gerir o projeto via BPO, promove um completo mapeamento dos fornecedores e elos da cadeia produtiva que farão parte do projeto e realiza os estudos que viabilizam a gestão integrada que compõem a estratégia.
Um bom exemplo de uso do BCC são os impostos de importação de insumos, utilizados na criação de aves destinadas à exportação. Durante o ciclo da criação, são aplicadas diversas vacinas com insumos importados, que muitas vezes são adquiridos no mercado local com o pagamento de tributos. O imposto de importação, além de outros tantos impostos, é um dos componentes desta carga tributária.
“Quando as aves são destinadas à exportação, pode-se aplicar Regimes Especiais Integrados que desonerem estes tributos, revendo a matriz tributária e criando mecanismos para melhorar a eficiência dos impostos com redução de custos e, muitas vezes, também do seu acúmulo”, explica Moura.
Resultados em outros importantes setores
No segmento Automotivo o BCC foi testado e aprovado e, a partir dele, há ganhos importantes quando um projeto de colaboração na cadeia produtiva é implementado. Veja abaixo os principais resultados observados com a aplicação do BCC:
• Maior fidelização entre as empresas participantes, pois todos os elos da cadeia produtiva mantêm as transações comerciais para que os ganhos sejam contínuos.
• Aumento das vendas na cadeia produtiva como um todo, uma vez que ela se tornará mais competitiva
• Melhoria do fluxo de caixa das empresas, pois o pagamento dos impostos será realizado na venda dos produtos ao consumidor final e não mais na compra dos insumos e
• O Brasil ampliar a sua força no Agronegócio em virtude da redução dos custos nos produtos exportados.
“Além do Agronegócio, a Becomex apoia empresas de mais de 40 segmentos diferentes, tendo alcançado redução de custos na casa dos R$7 bilhões e cerca de R$9 bilhões em redução de carga tributária”, finaliza o executivo
Assessoria de Imprensa
O post Metodologia desenvolvida pela Becomex eleva eficiência do Agronegócio apareceu primeiro em CargoNews.