SINTECO Robotics fala sobre como tecnologias de automação e robôs podem acelerar e tornar mais precisas as linhas de produção de componentes eletrônicos aos fabricantes, que miram no emergente setor de automóveis elétricos.
O mercado de veículos elétricos segue como tendência, parecendo estar alinhado à crescente consciência de sustentabilidade global. As vendas de veículos elétricos e híbridos no Brasil dispararam no último ano, quando foram vendidas cerca de 20 mil unidades no país, um aumento de mais de 66% em relação ao ano anterior. Por sua vez, acumulando 42,5 mil unidades vendidas no Brasil, desde 2006, de acordo com um levantamento da Statista. Cerca de dois terços dos brasileiros revelaram à Statista que estavam dispostos a substituir o próprio veículo por um meio de transporte mais limpo.
A SINTECO Robotics, multinacional italiana e uma das marcas do Grupo BUCCI Industries, destaca a importância de as empresas que miram no mercado de componentes eletrônicos para automóveis elétricos, adotar tecnologias de automação avançadas e robôs para acelerar a produtividade, assegurando precisão e capacidade de fabricação e entrega em larga escala de itens com alta qualidade, como: motores elétricos, conectores, chicotes, sensores, baterias, controles, entre outros itens.
As soluções de automação e robotização como as da SINTECO, por exemplo, reduzem a intervenção humana, enquanto simplificam e agregam velocidade às linhas de produção. “Diante do emergente setor de veículos elétricos, os fabricantes que optarem por rever seus planos e estratégias, e considerarem a adoção da automação e robôs para seus processos de fabricação de componentes eletrônicos podem se destacar nesse mercado”, diz Fabio Magnabosco, responsável por desenvolvimento de negócios na SINTECO Robotics no Brasil. “A modernização de plantas industriais vem acontecendo em praticamente todos os setores, tornando-se um passo fundamental aos fabricantes que desejam ser mais competitivos em uma nova era com novas demandas, como as de componentes eletrônicos para carros elétricos”, completa.
O executivo explica ainda que hoje, os projetos de robotização e automação para o setor automotivo devem considerar fatores importantes como a reatividade, rapidez e flexibilidade na incorporação de múltiplas variantes, além de censo constante de monitoramento de dados de produção em tempo real, bem como eficiência máxima de componentes individuais, montagem a baixo custo e testes operacionais. “Criamos soluções customizadas de automação contínua, integrando diversas tecnologias como máquinas de alta velocidade, braços robóticos, sistemas de controle e segurança. Isto, respeitando e mantendo as especificações de cada empresa, mesmo após milhões de ciclos de trabalho”, comenta Magnabosco.
Assessoria de Imprensa
O post Uso de robôs e automação têm papel relevante na fabricação de componentes eletrônicos para carros elétricos apareceu primeiro em CargoNews.